22 de setembro de 2011

Etapa 3

Estudo do terreno e suas possibilidades
O terreno escolhido para o desenvolvimento do atelier Edifício Vertical se localiza na cidade de Uberlândia, no bairro Saraiva entre as Ruas Dr. Armando Lombardi  e Avenida  Alexandre Ribeiro Guimarães.
                                                                                    Fonte: Google Earth

                                                                                         
O terreno está localizado no bairro Saraiva que possui uma área de 1,142 Km², comportando uma população de 9.953 habitantes. Os bairros que circundam o Saraiva são Vigilato Pereira, Lagoinha, Santa Mônica, Tibery, Lídice e Cazeca.
Podemos fazer uma breve análise do bairro:
                                                          Fonte:( http://www.uberlandia.mg.gov.br/)





                                                       Fonte:(  http://www.uberlandia.mg.gov.br/)


Analisando a população do bairro Saraiva podemos ver que os índices de alfabetização são altos.








                                                        Fonte: (  http://www.uberlandia.mg.gov.br/)


 O bairro possui uma densidade consideravelmente alta. Possui uma das taxas mais altas da cidade.







                                                         Fonte: (  http://www.uberlandia.mg.gov.br/)


O bairro possui uma alta densidade, ao conhecer o bairro podemos perceber a grande quantidade de edifícios.



Pelo mapa de gabarito podemos perceber que o entorno possui edifícios com alta densidade. O entorno possui ate edifícios com mais de 10 pavimentos.

As principais vias de acesso ao bairro se dão pela Avenida Governador Rondon Pacheco, Avenida João Naves de Ávila, Avenida Nicodemos Alves Santos e a rua especial Alexandre Ribeiro Guimarães.




Nesse mapa podemos ver as vias de principal acesso ao bairro. A hierarquia de cores  demonstra as vias de maior fluxo que seriam de vermelho, as via de laranja seria a via especial que possui um fluxo considerável, enquanto a via de verde se caracteriza por ser uma via local e possuir menor fluxo.


Ao analisar o fluxo que possuem entorno do terreno podemos considerar sua localização privilegiada, por não possuir tanto barulho no período da noite. Alem do que essas vias possibilitam acesso fácil ao principais pontos da cidade como Shopping, UFU( Universidade Federal de Uberlândia), acesso aos serviços no centro da cidade.

O entorno do terreno podemos ver que possui comercio, residências e alguns terrenos vagos. O bairro propicia ao morador pequenos comércios para atendimento local da população também possui alguns serviços como curso de Inglês, imobiliárias, oficinas e restaurantes.


                                                                                   Fonte : Google Earth



                                                                                    Desnível do terreno - sem escala

O terreno possui área de aproximadamente 2100m²,  suas dimensões  são 60x30m. Possui um desnível de 3 metros aproximadamente. Contem uma pequena vegetação mas que no decorrer do projeto deverão ser removidos. O principal acesso de carro pelo terreno deverá ser o indicado pela seta vermelha, já que esta rua possui menor fluxo. A fachada do edifício provavelmente deverá  ser na seta laranja na rua de maior fluxo.





                                                                                         Vista Panorâmica do terreno

Podemos perceber que a maior insolação esta na parte posterior do terreno, podemos observar no croqui de cor vermelha. O vento predominante é nordeste que propicia ao terreno uma boa ventilação por ser um terreno de esquina possui essa vantagem.  A principal fachadas deverá ser na fachada sul.








                                                                    Foto - Avenida Alexandre Ribeiro Guimarães










                                                                             Foto: Rua Dr. Armando Lombardi


Legislações
Para a edificação são necessárias algumas considerações sobre normas e leis. O bairro esta caracterizado como, pertence a Zona Residencial 2(ZR2) e a Avenida Alexandre Ribeiro Guimarães é considerada como setor de vias especiais(SE).
Zona Residencial 2(ZR2): é a região da cidade, que acomoda a função habitacional de menor densidade que as demais e atividades de pequeno porte, compatíveis com este uso.
Setor de vias especiais(SE): compreendem lotes lindeiros ás vias que apesar de serem vias locais, são adequadas à implantação de atividades que sirvam de apoio à população de um bairro.
Afastamento Frontal mínimo
- para edificações com mais de 2 pavimentos acima do  nível do logradouro, de acordo com as seguintes regras, sendo o mínimo de 3m:
Afr: H/10 + 2,10, onde:
Afr: afastamento frontal

Afastamento lateral e de fundo
- para edificações com mais de 2 pavimentos acima do nível do logradouro, de acordo com as seguintes regras:
Alf = H/10 + 1,5, onde:
Alf =afastamento lateral e de fundo
- As áreas de varanda quando totalmente abertas, poderão projetar-se sobre os afastamentos, em até 1,8m, respeitada a distância mínima de 1,5m das divisas frontal, laterais e fundo.
As áreas mínimas de uma vaga de estacionamento são de 2,4m por 5,0m com área mínima de 12,0m², desimpedida para manobras, exceto para habitação multifamiliar vertical, que poderá ter 90% das vagas com dimensões mínimas de 2,4m por 4,5m, desimpedidas para manobras.
Na norma da NBR 9050:2004 prevê parâmetros e critérios técnicos para o projeto e sua execução.
     Todos os espaços, edificações, mobiliário e equipamentos urbanos que vierem a ser projetados, construídos, montados ou implantados, bem como as reformas e ampliações de edificações e equipamentos urbanos, devem atender ao disposto nesta Norma para serem considerados acessíveis.
       As edificações residenciais multifamiliares, condomínios e conjuntos habitacionais devem ser acessíveis em suas áreas de uso comum, sendo facultativa a aplicação do disposto nesta Norma em edificações unifamiliares. As unidades autônomas acessíveis devem ser localizadas em rota acessível.
Outra norma importante a ser considerada são as normas do Corpo de Bombeiros:
       Estabelecer critérios mínimos necessários para o dimensionamento das “Saídas de Emergência em Edificações”, visando a que sua população possa abandoná-las, em caso de incêndio ou pânico, completamente protegida em sua integridade física e permitir o acesso de guarnições de bombeiros para o combate ao fogo ou retirada de pessoas;
      Adequação das exigências de proteção contra incêndio e pânico, atendendo a NBR 9077/93 da Associação Brasileira de Normas Técnicas quanto aos requisitos mínimos necessários para o dimensionamento das saídas de emergência nas edificações;





O Projeto
Ao analisarmos as propriedades do terreno, temos alguma possibilidades para a construção do edifício vertical. O primeiro passo se trata de algumas leis como a da taxa de ocupação do solo que corresponde a 60% da área total do terreno, assim temos uma área de ocupação de 1260m². Mas temos um outro fator que nos permite que essa área possa ser maior, o coeficiente de aproveitamento do solo. Nesse caso pelo terreno se localiza na zona residencial 2 e contem uma via especial seu coeficiente é 3. Assim podemos ter 6300m² de área construída.
O publico alvo do nosso projeto será a classe media alta ou classe alta. O público alvo desse investimento será estudantes pois o terreno possui fácil acesso a UFU, como também ao transporte que favorece com que o estudante se locomova com maior facilidade. Outro público será a população idosa por ser um bairro de fácil acesso e a noite também não possui um fluxo intenso e se caracteriza como um bairro residencial calmo.Outro publico será casais recém-casados que geralmente buscam lugares com melhor localização com acesso a serviços de lazer. Outro público será a famílias com ate cinco pessoas. O projeto visa atender as todos proporcionando bem estar e qualidade de vida para as pessoas que buscam sua identidade com seu espaço de habitar. O projeto visará flexibilidade com qualidade.
Sobre o edifício busca atender as necessidades de cada morador: alguma possibilidades serão estudadas, algumas propostas como os apartamentos possuírem diferentes tamanhos no caso os estudantes poderiam ter unidades de ate 60m², os idosos 70m², o casal recém casado 100m² e a família teria uma unidade 120m². Com essa possibilidade de unidades o edifício possuiria um bloco onde sua circulação seria um dos pontos a ser bem trabalhados, onde esta é sempre um local de encontros entre os moradores.
A estrutura do edifício buscará ser leve buscada a estrutura metálica, seus materiais buscaram dar ao edifício maior conforto térmico, acústico e proporcionar um ambiente flexível, um dos materiais a ser pesquisado será as placas cimenticias. Materiais como madeira, vidro alvenaria serão usados também.

Materiais

Placas Cimentícias | Ecoplac Decorlit
As Placas Cimentícias Ecoplac Decorlit é um produto industrializado, composto por uma mistura homogênea de cimento Portland, celulose, fio sintéticos e aditivos (tecnologia CCFS - sem amianto). Utilizada principalmente no fechamento do sistema Steel Frame, revestimento de colunas e vigas metálicas, decoração e design, proporcionando excelente acabamento e qualidade. Nós da Decorlit apresentamos nosso manual de montagem, elaborado por nosso departamento de engenharia, objetivando orientá-lo ao melhor uso e montagem das nossas Placas Cimentícias, visando sempre à correta orientação sobre sua execução, trabalhabilidade, melhor desempenho e a melhor relação custo benefício.





Estrutura Metálica



Vantagens da Estrutura Metálica
Racionalização dos Materiais: A construção metálica é industrializada e o desperdício é mínimo, diferente do sistema convencional que pode chegar até 30%.
Flexibilidade no Projeto:Em caso de ampliações, reformas ou mudanças, a estrutura metálica permite rápida adaptação do edifício.
Precisão:Calculada em milímetros, a estrutura metálica possui maior exatidão, alinhamento e prumo, otimizando a montagem e facilitando o desenvolvimento com trabalhos de esquadrias e elevadores, reduzindo o custo com revestimentos.

Menor Prazo de Obra:As estruturas são fabricadas em paralelo com as fundações, que através de uma montagem planejada, rápida e limpa, resulta em uma redução de até 40% no tempo de execução da obra.
Liberdade para o Arquiteto:A flexibilidade do aço permite infinitas formas e conceitos arquitetônicos

Resistência:O aço supera qualquer outro material de construção na relação resistência/peso, resultando em menores cargas nas fundações.






Referências Projetuais


Beirut Terraces

 
Arquitetos suíços Herzog e de Meuron projetaram essa torre de apartamentos com placas de piso saliente e terraços para Beirute, no Líbano.
 Criado como parte de um amplo plano diretor para regenerar esta área da cidade que inclui uma marina, o edifício será composta por cinco diferentes lajes modular usado em combinações variadas para criar uma mistura de saliências e terraços.
 O edifício terá vegetação nos terraços para proporcionar privacidade e no espaço de entrada principal para atuar como continuação da avenida vizinha verde
 Os 116 metros de altura estrutura será apoiada por colunas em uma grade 14,7 metros regular, com cada placa de piso suspenso sobre o vidro em pelo menos 60 centímetros.
                                                                Fonte:( http://www.beirutterraces.com/ )

                                                               Fonte:( http://www.beirutterraces.com/ )

                                       




Vencedor de uma competição, o escritório francês JDS projetou o M6B1, uma habitação estudantil em Paris, na França. Sem saber onde seria a localização, o projeto baseia-se em uma fachada genérica para responder a qualquer implantação e se foca nas atividades do interior da edificação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário